Lançamento :

- O MUNDO DAS PALAVRAS E DOS SONS

 





 

 

 

 

 

 

 

 

Atividades para o desenvolvimento de habilidades auditivas, metafonológicas e de linguagem

 

As atividades propostas neste material (impresso e também em DVD) foram especialmente planejadas para o uso no trabalho clínico-terapêutico, assim como em sala de aula. Elas têm como finalidade estimular, com eficácia, o desenvolvimento de habilidades auditivas, motoras, de linguagem receptiva-expressiva e de competências metafonológicas. Tais atividades envolvem processos cognitivos e neurolinguísticos fundamentais, ativam mecanismos multissensoriais e têm como objetivo criar condições e conhecimentos favoráveis para o pleno e firme desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Fazendo uso de sons variados, como os de animais e instrumentos musicais, de canções, parlendas, histórias infantis, trava-línguas e de atividades complementares e metafonológicas, as situações propostas apresentam jogos de escuta e jogos orais. As crianças são conduzidas a uma participação ativa, o que lhes permite aprimorar competências e “trilhos neurais” de fundamental importância para toda a aprendizagem.

Os pequenos devem ser eficazmente estimulados em seus processos cognitivos e neurolinguísticos, desde o ensino infantil: identificar, imitar, nomear, evocar, comparar, analisar, tomar decisões, completar, elaborar e planejar, são ações que potencializam as oportunidades para aprender.

Em tempo de tantas informações, as queixas de dificuldades de aprendizagem, principalmente relacionadas à atenção e memória, estão cada vez mais presentes. Em geral, para que possam lidar adequadamente com problemas desta natureza, pais e educadores necessitam de orientações no sentido de “como fazer” para melhorar essas condições essenciais para o aprender. Este material tem como meta direcionar e desenvolver mecanismos neuropsicológicos, como a atenção auditiva e visual, juntamente com o desenvolvimento da memória e da sequencialização, entre tantos outras habilidades e funções cognitivas que se propõe a estimular.

Sabemos que é “brincando” que se aprende. Para tanto, devemos criar, através de situações lúdicas e direcionadas, condições para a aprendizagem e desenvolvimento de competências gerais e específicas envolvidas na linguagem oral e escrita.

A alfabetização e a consolidação de competências em linguagem escrita se constituem progressivamente, sendo necessário, para tanto, que a criança possa ver “O MUNDO DAS PALAVRAS E DOS SONS” de uma forma prazerosa, lúdica e atraente.

O desafio, para a maior parte dos educadores e clínicos, é despertar a vontade de aprender. E este é o nosso grande objetivo: oferecer aos terapeutas e professores um material já testado ao longo do tempo e que tem se mostrado bastante útil e eficaz para despertar o desejo de ensinar e o encantamento do aprender.

 

Jaime Zorzi

Regiane Rissato Zambotto