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-Pensando em Imagens, Sons, Palavras e Letras

 





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pensando em Imagens, Sons, Palavras e Letras

Atividades para desenvolver competências para o aprendizado da linguagem escrita

 

Autores:

Bianca Queiroga

Angélica Galindo

Jaime Zorzi

Esta publicação tem como objetivo oferecer a pais, professores, profissionais da saúde e da educação, interessados na aprendizagem infantil, um material que reúne atividades voltadas à promoção do desenvolvimento de competências cognitivo-linguísticas fundamentais para o sucesso do processo de aquisição da leitura e escrita e para a superação das dificuldades de aprendizagem.

159 atividades destinadas ao favorecimento do desenvolvimento cognitivo e linguístico de crianças em fase pré-escolar e no início do ciclo de alfabetização. As atividades são recomendadas crianças de 5 a 6 anos ou crianças mais velhas com alguma dificuldade de aprendizagem.

CADERNO DO APLICADOR: 44 propostas de atividades que não requerem outros recursos além da interação do(a) aplicador(a) com a criança, a partir de instruções e estímulos oralmente apresentados. São atividades que também podem ser respondidas oralmente pelas crianças, algumas exigindo apenas movimentos corporais.

CADERNO DA CRIANÇA: 115 propostas de atividades que deverão ser mediadas pelo(a) aplicador(a), mas que fazem uso de estímulos visuais impressos nas páginas do próprio caderno e que devem ser realizadas com a criança atuando diretamente sobre o material.

Algumas competências cognitivo-linguísticas abordadas: consciência fonêmica, morfológica, sintática e lexical; identificação de palavras reais e pseudopalavras; memória fonológica; noção de letra, palavra e frase; nomeação rápida de cores, dígitos, letras, números e objetos; noções espaciais, temporais, numéricas; classificação, seriação e correspondência termo a termo; funções executivas envolvendo atenção, planejamento e controle das atividades; processamento visual, englobando discriminação, análise e síntese, posição no espaço e manutenção de sequências. 

 

Supervisão Geral: Prof. Dr. Jaime Zorzi CRFa 3681

Fonoaudiólogo e Doutor em Educação.

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